Jornal de Uberaba

Luciana Rodrigues

18/04/2014

O vice-líder do PSD na Câmara e deputado federal majoritário de Uberaba, Marcos Montes, avalia que a agenda relacionada à segurança pública deve ser dividida em três linhas: federal, na qual ele se inclui, estadual e municipal. Em entrevista ao Jornal de Uberaba, ele reforçou sua preocupação com o assunto.

“Como deputado federal, eu venho propondo leis que deem condições para que o Judiciário possa exercer de maneira mais eficiente o trabalho. Existem vários projetos sendo discutidos na Câmara. Inclusive, faço parte de uma comissão importante, que é sobre as mudanças do código penal brasileiro, sendo que o partido me indicou para discutir sobre o desarmamento, posse de armas, entre outros tópicos”, explicou.

Durante o seu pronunciamento na Câmara Federal, ele garantiu que vem apresentando algumas ações, como diminuir a maioridade penal, mesmo tendo conhecimento de que existe uma corrente contrária a isso e, por isso, vem recebendo algumas críticas.

O deputado acrescenta que tem conhecimento de que é preciso mudar a legislação para torná-la mais dura e ter reflexo melhor nesse segmento, mas que não depende somente dele. Já em nível estadual, Montes disse que vem participando de comitivas de autoridades de Uberaba junto ao governador de Minas Gerais para cobrar mais investimentos na área.

“Eu tenho pedido muito ao governo mineiro para investir mais em segurança, inclusive em Uberaba, aumentando efetivo, oferecendo equipamentos aos policiais e acelerando a implantação do Olho Vivo. Mas, mesmo tendo relações estreitas com o governo de Minas, lamentavelmente, também não venho obtendo respostas satisfatórias”,apontou Montes, dizendo que as alegações para não estarem lhe respondendo como gostaria são muitas.

Na esfera municipal, ele lembrou que, recentemente, entregou um pedido para que a OAB promovesse uma reunião ou audiência pública para tratar da segurança pública, já que se trata de um órgão que tem competência para realizar esse tipo de mobilização. Ele informou que tomou essa iniciativa tendo em vista que, enquanto as ações federais e estaduais estão muito lentas e não resolvem, chegou à conclusão de que os municípios precisam criar ações locais para garantir a qualidade de vida da população.

“Eu sempre defendi que nós precisamos fazer investimento social forte, o que, lamentavelmente, nesses últimos anos, foi deixado de lados. Não quero entrar na linha política, mas tenho que falar, já que, na minha administração, vários jovens passaram pelo Probem para fazer cursos profissionalizantes. Analiso que, se tivéssemos mais cursos de capacitação ou escola de tempo integral para tirar os jovens das ruas em Uberaba, hoje, muitos não estariam no mundo do crime”, explicou.

FOTO DE CAPA – Em visita de cortesia à Câmara de Vereadores de Uberaba, o deputado Marcos Montes conversou com a repórter Luciana Rodrigues, do Jornal de Uberaba

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here