Líder da bancada do PSD na Câmara – a 5ª maior com 38 integrantes, membro e ex-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), o deputado federal Marcos Montes é homenageado por militantes pessedistas de Uberaba em razão de dois destaques recebidos de instituições independentes em 2017.

Majoritário no Triângulo Mineiro e em outras regiões do estado, Marcos Montes tem sua principal base política e eleitoral em Uberaba, onde fundou e preside o PSD.

AGROPECUÁRIA – O SETOR QUE MAIS DÁ EMPREGOS NO BRASIL

Ele é o parlamentar que mais tem se destacado na defesa da agropecuária – segundo avaliação do júri especializado do Prêmio Congresso em Foco 2017.

De acordo com o estatuto do prêmio, a avaliação exclui os políticos que respondem a inquéritos e ações criminais no Supremo Tribunal Federal (STF), e no caso específico de Marcos Montes, “a categoria Defesa da Agropecuária premia os parlamentares que, durante o presente ano, mais se destacaram na defesa de propostas legislativas e ações públicas relacionadas com temas agropecuários”.

Integraram o júri 2017 o jornalista Sylvio Costa, fundador do Congresso em Foco; a auditora de controle externo e ativista de movimentos sociais Lucieni Pereira da Silva; o advogado e consultor empresarial Guilherme Cunha; o analista político Antônio Augusto de Queiroz, que acompanha as atividades do Congresso para o movimento sindical; o cientista político e professor da Universidade de Brasília Ricardo Caldas.

O Congresso em Foco “é um site jornalístico que faz uma cobertura apartidária do Congresso Nacional e dos principais fatos políticos da capital federal com o objetivo de auxiliar o (e)leitor a acompanhar o desempenho dos representantes eleitos, contribuindo para melhorar a qualidade da representação política no país. Sua missão é colocar as melhores técnicas e ferramentas do jornalismo a serviço da mudança”.

LIDERANÇA NO CONGRESSO NACIONAL

Lista do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) indicou o líder do PSD na Câmara entre os 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional – um dos nove de Minas Gerais, estado que tem uma bancada de 53 deputados federais e três senadores.

Os “cabeças” do Congresso Nacional são, na definição do Diap, “aqueles parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício de todas ou algumas das qualidades e habilidades avaliadas no levantamento”.

Ao todo, o Congresso tem 594 integrantes, sendo 513 na Câmara e 81 no Senado.

O Diap é uma entidade que tem por objetivo, entre outros, fornecer ao movimento social e sindical uma radiografia dos principais interlocutores e definidores da agenda do Poder Legislativo.

De acordo com o Diap, a lista revela os parlamentares cujas preferências, iniciativas, decisões ou vetos prevalecem no processo decisório na Câmara ou no Senado Federal. A entidade ressalta ainda, que entre os atributos que caracterizam um protagonista do processo legislativo, destacam-se a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade,  e, principalmente, facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando sua repercussão e tomada de decisão.

AGRADECIMENTO

Segundo Marcos Montes, “ter o nome destacado entre tantas lideranças do Congresso Nacional, inclusive entre os que trabalham pela agropecuária, é um privilégio, uma honra e uma grande alegria”.

No caso do Prêmio Congresso em Foco lembra que a escolha por um júri especializado reforça ainda mais, o brilho da premiação, uma vez que seus integrantes são pessoas isentas, sem ligações partidárias e/ou de grupos ideológicos. Destaca ainda, que a agropecuária é o setor que mais dá empregos no Brasil e que há tempos tem segurado as pontas da economia, especialmente no que concerne à balança comercial.

Recebo os destaques do Diap e do Congresso em Foco como um estímulo a mais para continuar cumprindo meu compromisso com o Brasil, que, apesar dos pesares, começa a sair da pior crise de sua história” – ressalta Marcos Montes.

SOBRE O HOMENAGEADO

Marcos Montes é médico e agropecuarista; está no 3º mandato de deputado federal; é membro e ex-presidente (2015/2016) da Frente Parlamentar da Agropecuária/FPA; é líder do Partido Social Democrático (PSD) – a 5ª maior bancada, com 38 parlamentares; fundador e presidente do PSD de Uberaba; majoritário no Triângulo Mineiro e em várias cidades de outras regiões do Estado; ex-prefeito de Uberaba em duas gestões, e ex-secretário de Estado de Desenvolvimento Social e de Esportes em Minas Gerais

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here