Líder do PSD na Câmara, deputado federal Marcos Montes, foi recepcionado com festa durante visita ao Instituto Santo Eduardo, em Uberaba, MG – cidade onde é majoritário, tem domicílio eleitoral e foi prefeito em duas gestões.

Objetivo do parlamentar era cumprimentar as irmãs que cuidam do local e verificar o resultado das obras realizadas ali, através de sua intermediação. “Eu não esperava uma recepção tão especial; foi um presente de Natal sem precedentes; desejo que todos sintam a emoção que eu senti, ainda que aconteça de formas diferentes” – diz Marcos Montes.

Localizado na rua Tiradentes, 257, bairro Fabrício, o Instituto Santo Eduardo foi fundado em 1920, e portanto está a três anos de se tornar centenário.

Atende atualmente a mais de 70 meninas entre dois e 12 anos de idade, de famílias de baixa renda.

Recentemente, as irmãs da Congregação de Nossa Senhora da Piedade que comandam o instituto foram surpreendidas com exigências feitas pelo Corpo de Bombeiros de Uberaba, após a realização de uma vistoria.

Não imaginávamos que tínhamos problemas, mas, de imediato, pedimos orçamentos para sanar todos eles, quando deparamos com uma soma muito longe da nossa realidade” – explica a diretora da instituição, irmã Célia Melo. Mesmo com a colaboração da comunidade – que foi importante, o Instituto Santo Eduardo não alcançou os valores necessários para promover as obras e adequações exigidas pelo Corpo de Bombeiros.

“Graças a Deus consegui a ajuda de alguns empresários para que o instituto solucionasse os problemas detectados pelos bombeiros; os apoiadores, que pediram para permanecer no anonimato, patrocinaram obras de adequações e de melhorias no prédio” – ressalta Marcos Montes.

“Acompanho de maneira muito especial a luta das instituições que tanto fazem para melhorar a qualidade de vida de quem precisa” – reflete Marcos Montes, destacando que estas instituições e ou pessoas são abençoadas. “Elas são insubstituíveis; são a melhor parte da humanidade” – afirma.

SOBRE A ORDEM

A Congregação das Irmãs Auxiliares de Nossa Senhora da Piedade foi fundada dia 28 de agosto de 1892 pelo monsenhor Domingos Evangelista Pinheiro, a pedido de 12 jovens – mulatas, negras e brancas, que conheciam seu trabalho no Asilo São Luiz, onde eram acolhidas crianças pobres e filhas de escravos libertadas pela Lei do Ventre Livre. Elas próprias viveram no asilo, que fica em Caeté/MG e hoje é administrado pela Congregação das Irmãs da Piedade.

A Congregação das Irmãs Auxiliares de Nossa Senhora da Piedade surgiu na Serra da Piedade, no município de Caeté. Hoje, são escolas, creches, asilos e comunidades pastorais espalhados por várias regiões do Brasil.

Entre eles, o Instituto Santo Eduardo, fundado em 1920 em Uberaba.

Para preservar e difundir a missão de educar jovens e crianças com base  em valores éticos e cristãos, a congregação mantém a formação constante de novas irmãs da Piedade.

*Deputado federal majoritário no Triângulo Mineiro e em várias cidades de outras regiões do Estado, Marcos Montes é médico, está no terceiro mandato na Câmara; é líder do Partido Social Democrático (PSD) – a 5ª maior bancada, com 38 parlamentares; fundador e presidente do partido em Uberaba; é membro e ex-presidente (2015/2016) da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA); ex-prefeito de Uberaba em duas gestões, e ex-secretário de Estado de Desenvolvimento Social e de Esportes em Minas Gerais

IMAGENS

AGITOS – Instituto Santo Eduardo, que desde 1920 atende a meninas entre dois e 12 anos de idade em Uberaba, oferecendo, inclusive, ensino infantil, ficou agitado na manhã de sexta-feira, 15/12, com a presença do deputado Marcos Montes. Com direito a apresentação musical, entrega de cartão, e muitas fotos, a criançada agradeceu o apoio do parlamentar para que a entidade passasse pelas obras exigidas pelo Corpo de Bombeiros para adequações de segurança (Fotos: Marco Aurélio Ferreira Cury)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here