Majoritário em Uberaba – seu domicílio eleitoral, o deputado federal Marcos Montes (PSD/MG) acompanhou uma série de eventos relativos ao aniversário de 198 anos, comemorados dia 2 de março, e conversou com a imprensa local sobre suas ações voltadas para a cidade. Um dos veículos de comunicação chegou a destacar no título que a entrevista era uma prestação de contas. Seguem abaixo a íntegra das duas entrevistas…

ENTREVISTA JORNAL DA MANHÃ

MARCOS MONTES PARABENIZA UBERABA PELOS 198 ANOS E PRESTA CONTAS SOBRE SUAS AÇÕES PARA A CIDADE

*Da Redação

Majoritário em Uberaba – cidade onde possui o domicílio eleitoral e reside sua família, o deputado federal Marcos Montes (PSD) tem sido um grande aliado da administração municipal, ora intermediando reuniões com ministros de Estado, em Brasília, ora apresentando projetos e defendendo os interesses do município nos mais diversos órgãos federais, ora destinando emendas individuais e participando da destinação de emendas coletivas da bancada de parlamentares federais mineiros. “A situação dos municípios é muito difícil” – reflete Marcos Montes, em entrevista exclusiva ao Jornal da Manhã. Apesar dos pesares – segundo ele, Uberaba ainda se encontra em situação econômica e social melhor que a grande maioria das cidades brasileiras, o que ele atribui à seriedade, respeito e competência com que o atual prefeito tem conduzido o governo municipal. Para se ter uma ideia do apoio de Marcos Montes, em novembro do ano passado, o prefeito Paulo Piau e o secretário de Saúde de Uberaba, Iraci Neto, chegaram a convidar os representantes de segmentos da saúde beneficiados com emendas individuais do deputado, para divulgar valores e agradecer.

Confira a íntegra da entrevista…

JORNAL DA MANHÃ – É natural que os cidadãos questionem seus representantes  sobre o que estão fazendo pela cidade onde moram. Neste 2 de março, aniversário de Uberaba, nós perguntamos ao senhor o que tem feito pelo município.

MARCOS MONTES – Antes de responder, eu gostaria de parabenizar a população de Uberaba pelo aniversário de 198 anos da cidade e desejar que este seja o início de tempos bem melhores para todos.

Em segundo lugar, gostaria de lembrar que Uberaba é a minha base familiar, política, profissional. É onde moro desde criança, onde formei família, me casei, tive duas filhas, onde está meu porto seguro. Portanto, desejo tudo de bom pra esta terra querida, e não poupo esforços para colaborar. Gostaria de fazer muito mais. Entretanto, faço o que posso, o que está ao meu alcance. E fico feliz por ter a oportunidade de retribuir o que já ganhei de Uberaba.

Respondendo à sua pergunta, as ações são as mais abrangentes, mas destaco a destinação de emendas individuais e participação nas emendas coletivas da bancada de deputados federais de Minas Gerais. E ainda, a conquista de projetos especiais reivindicados pelo município, como equipamentos para hospitais, agricultura, instituições que trabalham com inclusão social, entre outros. E atuo nas articulações que aproximam as lideranças de Uberaba e os ministérios e órgãos federais.

JORNAL DA MANHÃ – O que o senhor prioriza?

MARCOS MONTES – Procuro atender as reivindicações, pois entendo que ninguém melhor do que quem lida diretamente com os problemas para definir as prioridades. Mas, de um modo geral, priorizo a Saúde, a Segurança Pública, Educação, Esportes, Infraestrutura, Agricultura – especialmente a Familiar.

JORNAL DA MANHÃ – Em novembro do ano passado, o governo municipal convidou os representantes de entidades da Saúde para anunciar os valores de emendas destinadas pelo senhor. De acordo com o secretário da área, Iraci Neto, só em 2017 foram liberados R$ 5 milhões 753 mil 279, fora outros quase R$ 2 milhões destinados diretamente a instituições. O eu mais chemou sua atenção no encontro?

MARCOS MONTES – O que me surpreendeu, e acho que também aos demais presentes, foi a informação de que a soma dos recursos que destinei para a Saúde em 2017 foi maior do que tudo o que o governo do Estado destinou para a Saúde da cidade ao longo do ano. Achei triste saber que o governo mineiro estava atrasando os pagamentos aos prestadores de serviços da Saúde. Não é por acaso que as emendas parlamentares têm sido um apoio da maior importância para os municípios.

JORNAL DA MANHÃ – Nesta mesma reunião, o prefeito disse que o senhor teve participação decisiva na abertura do Hospital Regional, trabalhando para que o governo federal liberasse os recursos que estão permitindo seu funcionamento. Além disso o senhor já apresentou emendas para o HR?

MARCOS MONTES – O próprio prefeito informou que a primeira emenda destinada ao Hospital Regional foi de minha autoria. Mas também fico honrado de ter contribuído com os hospitais de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Beneficência Portuguesa, Universitário da Universidade de Uberaba (Uniube), da Criança e doutor Hélio Angotti.  A situação dos hospitais brasileiros, de um modo geral, é muito ruim, e tenho convocado os companheiros do Congresso Federal para que aprovemos medidas de urgência que possam amenizar a situação. Enquanto isso, estou sempre em contato, procurando saber suas prioridades e procurando atender na medida do que me é possível.

JORNAL DA MANHÃ – Que instituições foram beneficiadas com suas emendas na Saúde?

MARCOS MONTES – Além dos seis hospitais, receberam recursos o Instituto dos Cegos, Serviço Integrado de Saúde Maria Modesto Cravo, Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism), APAE Uberaba, Centro de Testagem Anônima, Centro de Saúde Professor Eurico Vilela, Unidade Regional de Saúde/URS São Cristóvão, Unidade Regional de Saúde/URS Boa Vista, Unidade de Pronto-Atendimento/UPA Parque do Mirante, Unidade de Pronto-Atendimento/UPA São Benedito.

JORNAL DA MANHÃ – Além da Saúde, o que o senhor destacaria sobre emendas para Uberaba?

MARCOS MONTES – Consegui recursos, por exemplo, no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para aquisição de patrulha mecanizada e implementos. Lembro que a Patrulha Mecanizada é usada para atender a mais de 200 pequenos produtores da agricultura familiar em Uberaba, o que me deixa feliz de colaborar. Também consegui recursos do Ministério do Esporte para uma série de ações, inclusive para aquisição de equipamentos para a Associação dos Deficientes Físicos de Uberaba (Adefu). Do Ministério da Justiça consegui recursos para aquisição de veículos para as polícias Civil e Militar, entre outros.

JORNAL DA MANHÃ – O que o senhor pretende defender e fazer, caso reeleito?

MARCOS MONTES – Se reeleito, vou dar prosseguimento às ações do atual mandato, inclusive no que se refere à defesa intransigente de projetos que promovam a melhoria econômica do País.

_____________________________________________________

ENTREVISTA JORNAL DE UBERABA

“QUE NOSSA SENHORA DA ABADIA MANTENHA SEMPRE SEU MANTO SOBRE UBERABA”, PEDE MARCOS MONTES NO ANIVERSÁRIO DE 198 ANOS

*Da Redação

Em seu terceiro mandato, o deputado federal Marcos Montes, do PSD, conversou com o JORNAL DE UBERABA sobre suas ações para a cidade. “Fico feliz pela oportunidade de responder sobre este assunto, pois apesar de não ser tudo o que eu gostaria de fazer por Uberaba, agradeço a Deus pela chance de poder ajudar, de acordo com minhas possibilidades”, afirmou o parlamentar. Majoritário em Uberaba – onde foi prefeito em duas gestões -, o médico, professor da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e produtor rural lembra que Uberaba é seu domicílio eleitoral, sua principal base política e onde reside sua família. “É meu porto seguro”, diz ele. Nesta entrevista ao JU, Marcos Montes cumprimenta os uberabenses pelos 198 anos de Uberaba, comemorados em 2 de março, e dá detalhes do envolvimento do seu mandato com a cidade. Leia a íntegra da entrevista

JORNAL DE UBERABA – No final de 2017 o prefeito Paulo Piau abriu as portas do seu gabinete para uma ação até então inédita: anunciar o trabalho realizado pelo senhor na área da Saúde. O secretário Iraci Neto apresentou os números e destinos das emendas, que segundo ele, somaram mais do que tudo o que o governo de Minas havia liberado no ano passado para saldar os compromissos do Estado com a Saúde em Uberaba. Já o prefeito revelou que o Hospital Regional foi inaugurado graças à participação do senhor. Essa atitude do governo municipal o surpreendeu?

MARCOS MONTES – Surpreendeu muito. É muito difícil acontecer um reconhecimento público desta abrangência. Fiquei sensibilizado com a atitude do prefeito e do secretário de Saúde. Uberaba é meu porto seguro, é onde reside minha família, onde tenho domicílio eleitoral, é minha principal base. Claro que o reconhecimento foi muito importante.

JU – Por que o prefeito disse que o Hospital Regional foi inaugurado graças à participação do senhor?

MM – Não fui o único responsável. O Hospital Regional é resultado de uma série de ações, com o envolvimento de muita gente. Eu fui um dos articuladores. E fico muito honrado de ter colaborado. Estive várias vezes no Ministério da Saúde, por exemplo, para viabilizar recursos que pudessem bancar o custeio do hospital, e graças a Deus tive sucesso nesta luta. Também destinei emendas para a instituição – e soube depois que fui o primeiro a fazer isso. O importante é que o Hospital Regional está funcionando a pleno vapor, desafogando o Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro – a UFTM, que ganhou fôlego para os atendimentos de alta complexidade.

JU – E por falar em HC/UFTM, o senhor também foi alvo de reconhecimento público na instituição…

MM – É verdade. A reitora da UFTM, Ana Lúcia Simões, e o superintendente do HC, Luiz Antônio Pertili, promoveram um café da manhã com a participação de diretores da instituição pra divulgar e agradecer minhas ações junto ao Ministério da Saúde, que oficializou a habilitação da instituição como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia. Com isso o HC/UFTM passa a receber um aporte financeiro por ano pela prestação de serviços nesta área, abrindo caminho para a futura formalização do HC/UFTM como Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia, momento em que poderá ser considerado centro de referência no tratamento de câncer para Uberaba e região. Fico muito feliz de ter ajudado nesta conquista e já estou trabalhando pela criação do Centro de Assistência de Alta Complexidade.

JU – Isso significa que as ações do senhor vão além da destinação de emendas?

MM – É claro que sim. Procuro atender às reivindicações das instituições, pois entendo que ninguém melhor do que seus representantes para decidir o que é prioridade.  De um modo geral, procuro usar minhas emendas individuais para priorizar a Saúde, a Segurança Pública, Educação, Esportes, Infraestrutura, Agricultura – especialmente a Familiar, mas faço sempre questão de ouvir as entidades. Mas, muitas vezes, em vez de recursos, elas pedem a intermediação em favor de projetos de interesse das entidades. Portanto, além das emendas, defendo esses projetos e faço a intermediação entre as entidades e os ministérios e outros órgãos federais.

JU – No que se refere à destinação de emendas, que entidades foram beneficiadas com estes recursos da Saúde em 2017?

MM – Os hospitais de Clínicas da UFTM, Beneficência Portuguesa, Universitário da Universidade de Uberaba (Uniube), da Criança, Hélio Angotti e Regional.  Além deles,  receberam recursos o Instituto dos Cegos, Serviço Integrado de Saúde Maria Modesto Cravo, Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism), APAE Uberaba, Centro de Testagem Anônima, Centro de Saúde Professor Eurico Vilela, Unidade Regional de Saúde/URS São Cristóvão, Unidade Regional de Saúde/URS Boa Vista, Unidade de Pronto-Atendimento/UPA Parque do Mirante, Unidade de Pronto-Atendimento/UPA São Benedito.

JU – Além da Saúde, o que o senhor destacaria entre suas ações para Uberaba?

MM – As ações do mandato são inúmeras, mas eu destaco os recursos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para a compra de veículos para a Patrulha Mecanizada – que em Uberaba atende a mais de 240 pequenos produtores da agricultura familiar. Também consegui recursos do Ministério da Justiça para aquisição de veículos para as polícias Militar e Civil, e ainda, no Ministério do Esporte para várias ações, entre elas, a compra de equipamentos para a Associação dos Deficientes Físicos de Uberaba (Adefu). Outra ação que me deixou muito feliz foi a conquista de apoios de amigos para as adaptações de segurança no Instituto Santo Eduardo. Até recebi uma placa de agradecimento e fui homenageado com apresentação de Natal das crianças atendidas no local.

JU – O que o senhor gostaria de dizer pra encerrar esta entrevista?

MM – Em especial, quero parabenizar Uberaba pelos 198 anos – estendendo os cumprimentos para cada uberabense que ama esta terra, tenha ou não nascido na cidade. Espero que venham novos tempos por aí, com mais emprego, mais segurança, e que Nossa Senhora da Abadia mantenha sempre Seu manto sobre Uberaba.

 *Marcos Montes é deputado federal majoritário em Uberaba, no Triângulo Mineiro e em várias cidades de outras regiões do Estado. É médico, está no terceiro mandato na Câmara. É membro e ex-presidente (2015/2016) da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA). Liderou a bancada do PSD – a quinta maior na Câmara, na gestão 2017. É fundador e presidente do partido em Uberaba, onde foi prefeito em duas gestões. Foi secretário de Estado de Desenvolvimento Social e de Esportes em Minas Gerais

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here