Com a presença do presidente Michel Temer (MDB) – que depois de quatro anos retomou a tradição que vem desde a década de 1940, de chefes do Executivo abrirem oficialmente a feira –, a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) lançou dia 28/04, sábado, a 84ª ExpoZebu, em Uberaba, MG. Coube ao presidente também, fazer o lançamento oficial da vacinação nacional contra a febre aftosa.

Marcados por um clima de paz, os discursos da abertura foram feitos pelo próprio Michel Temer –  que não poupou elogios e reconhecimento ao setor, segundo ele, “um dos sustentáculos do PIB brasileiro”; o vice-governador de Minas Gerais, Antônio Andrade (MDB); o prefeito Paulo Piau (MDB); o presidente da Câmara, deputado federal Rodrigo Maia (DEM/RJ), e o presidente da ABCZ, Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges.

Também no palanque, entre outras lideranças políticas, o vice-líder do PSD na Câmara, deputado federal majoritário em Uberaba e no Triângulo Mineiro, Marcos Montes, que em 2017 recebeu o Prêmio Congresso em Foco por ter sido eleito, por júri especializado, o parlamentar que mais trabalha em defesa da agropecuária. Em seu pronunciamento, o prefeito citou o deputado,  lembrando de sua luta em defesa do setor.

Até dia 06/05, quando termina a feira, a ABCZ espera receber 300 mil pessoas e movimentar algo em torno de R$ 170 milhões.

POLÍTICA NA ORDEM DO DIA

Apesar do grande destaque e importância dos eventos agropecuários que movimentam a cidade durante a ExpoZebu, a política também teve seus momentos especiais.

Os pré-candidatos tucanos a presidente da República, Geraldo Alckmin, e a governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, desembarcaram em Uberaba para visitar a ABCZ e participar da abertura da safra mineira de açúcar e etanol 2018/2019, realizada na fazenda Santa Vitória/Usina Vale do Tijuco, dia 27/04, sexta-feira.

A cerimônia/almoço foi realizada pela Companhia Mineira de Açúcar e Álcool (CMAA), com o apoio da Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais (Siamig).

*Marcos Montes está no terceiro mandato de deputado federal; foi líder (2017) e é vice-líder da bancada do PSD na Câmara; é membro e ex-presidente (2015/2016) da Frente Parlamentar Mista da Agropecuária (FPA); é majoritário no Triângulo Mineiro e em Uberaba – onde tem domicílio eleitoral e foi prefeito em duas gestões (1997/2000 – 2001/agosto de 2004, quando assumiu o comando da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Esportes de Minas Gerais)

IMAGENS – Prefeito Paulo Piau cita Marcos Montes em seu pronunciamento na abertura da EzpoZebu, observado, entre outros, pelo presidente Michel Temer (foto: André Santos); Marcos Montes recebe Rodrigo Maia no aeroporto de Uberaba, quando o presidente da Câmara aproveita pra tomar um cafezinho (foto: Mário Edson Pedro); Geraldo Alckmin, Antonio Anastasia e Marcos Montes, entre outras lideranças, no almoço da abertura da safra de açúcar e álcool (foto: Neto Talmeli)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here