Bem-vindos a esta edição especial – especial, pois circula numa data de significado  extraordinário. E que não seja um dia restrito às declarações de amor… Elas são importantes sim… mas, além disso, que o DIA DAS MÃES seja também um pretexto para que cada um reflita sobre o que está fazendo para combater a violência contra as mulheres; se está respeitando sua liberdade de escolha; se está respeitando sua cor, seu jeito de ser e de vestir…

Em nome da minha mãe Tuta – acostumada a superar empecilhos todos os dias -, desejo força, coragem e sucesso para todas as mães – sejam elas mães de coração, biológicas, adotivas; mães de sobrinhos, de primos, de irmãos; mães que, independentemente da forma com que exercem a maternidade, cumprem com amor o papel destinado a elas por Deus.

E também, em nome da minha mãe Tuta – e da minha companheira Marília, mãe das minhas filhas Guta e Gabriela, e em nome delas, que também são mães -, refirmo neste DIA DAS MÃESo meu repúdio a toda e qualquer violência que se pratique contra as mulheres.

CONCORRÊNCIA BENEFICIA PEQUENOS E MÉDIOS PRODUTORES

Força extra – Terceiro maior banco privado do País, o Santander Brasil traz novo ânimo aos pequenos e médios produtores rurais, garantindo acesso a financiamentos para variados tipos de custeio. Ouvi o anúncio, pessoalmente, durante almoço com o presidente Sergio Rial; o vice-presidente Marcos Madureira, e a superintendente-executiva de Relações Institucionais, Renata Zacarelli.

Exclusividade – O ingresso do Santander Brasil, de forma ampla, neste segmento, provoca uma mudança importante para os pequenos e médios produtores, que até então, viam no Banco do Brasil a única fonte de apoio para suas necessidades de crédito.

Concorrência – O Santander tem hoje, uma carteira rural em torno de R$ 12,9 bilhões, o que já é um montante significativo, com possibilidade de crescimento dentro de pouco tempo. Até agora, o segmento é dominado pelo Banco do Brasil, que tem uma carteira na ordem de  R$ 280 bilhões. Com sólidas operações, o Santander Brasil decidiu intensificar e aprimorar sua atuação junto ao meio rural. Pelo bem de todos.

Expertise – A estratégia do Santander para o campo é uma questão de lógica e de visão… E não é pra menos. O presidente Sergio Rial foi diretor financeiro global da americana Cargill e CEO da brasileira Marfrig, e portanto, tem experiência e conhecimento de sobra para saber onde pisa. De um lado, o Brasil está vivendo um momento de taxas de juros menores, e de outro, os produtores rurais – dos menores aos maiores – são a parte que segura a economia brasileira. Apesar dos pesares.

Foro privilegiado – Quem me conhece sabe que não fujo dos desafios. Por isso, aceitei a indicação do PSD para integrar a comissão especial que vai analisar o projeto que tramita na Câmara dos Deputados sobre o fim ou a restrição do foro privilegiado para todos. Proposta é bem mais abrangente do que a aprovada pelo Supremo Tribunal Federal e precisa ser analisada e debatida com muito critério. O assunto é polêmico, divide opiniões, e portanto, vem muito trabalho pela frente.

Por minas – E não poderia encerrar a coluna sem lembrar que nesta segunda-feira, 14/05, o senador Antonio Anastasia promove um encontro em Contagem, a partir das 14h. Importante a presença de todas as pessoas que desejam uma Minas Gerais maior e melhor… que anseiam pelo retorno de Minas aos tempos de economia forte, de paz, de solidariedade…

Um abraço e até a semana que vem…

*Marcos Montes está no terceiro mandato de deputado federal; foi líder (2017) e é vice-líder da bancada do PSD na Câmara; é membro e ex-presidente (2015/2016) da Frente Parlamentar Mista da Agropecuária (FPA); é majoritário no Triângulo Mineiro e em Uberaba – onde tem domicílio eleitoral e foi prefeito em duas gestões (1997/2000 – 2001/agosto de 2004, quando assumiu o comando da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Esportes de Minas Gerais)

FOTO – Itagyba Montes Cordeiro; a mãe, dona Tuta (Augusta Montes Cordeiro); Frederico Montes Cordeiro; Rosângela Cordeiro Fernandes; e Marcos Montes Cordeiro – irmãos sempre unidos em torno da mãe

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here