“A mulher já obteve conquistas importantes através de lutas intensas ao longo dos tempos, mas ainda tem muito chão pra caminhar”. A reflexão é da ex-presidente do Programa do Bem-Estar do Menor (Probem) e ex-primeira-dama de Uberaba (1997/2000 – 2001/ 2004), Marília Andrade Montes Cordeiro, feita durante o Fórum PSDB 30 Anos, com o tema A Importância da Mulher na Política.

Filiada ao PSD, Marília tem atuação marcante na trajetória política do marido, o ex-prefeito Marcos Montes, atual deputado federal e candidato a vice-governador de Minas Gerais na chapa liderada pelo senador Antonio Anastasia (PSDB).

“A participação da mulher na política ainda é recente no Brasil, se levarmos em conta que só em 1932 a mulher passou a ter direito ao voto e mesmo assim de forma incompleta, pois o direito não era extensivo a todas as mulheres, o que só veio a acontecer em 1934, enquanto a obrigatoriedade só se estabeleceu em 1946” – lembrou.

Graduada em Letras/Português-Inglês, com curso de aperfeiçoamento na Inglaterra, tradutora, professora de Inglês, empresária, a ex-primeira-dama defende uma participação intensa da mulher na política, mas ressalva que a mulher precisa ter vocação para a vida pública, e que portanto, não basta a condição de mulher para assumir cargos na política.

Segundo ela, é importante sim, participar, mas que é necessário estar preparada para isso. “A mulher tem que ingressar na política com suas características próprias, sem se igualar ao homem” – disse Marília, destacando a harmonia, por exemplo, como diferencial da mulher.

De acordo com ela, o que tem que ser igual é a seriedade no trato com a coisa pública.

PALESTRANTE

A presidente do Secretariado do PSDB Mulher de Minas Gerais, Walewska  Abrantes, defendeu uma maior participação da mulher na política e disse que esta participação deverá ser incentivada no “futuro governo Anastasia e Marcos Montes”.

“Queremos ajudar na vitória, e também na composição do governo” – destacou a palestrante.

POSSE

Evento promovido pelo PSDB de Uberaba/MG aconteceu dia 06/08, segunda-feira, no plenário da Câmara Municipal, e além do fórum e dos debates, também deu posse à diretoria do PSDB Mulher de Uberaba.  Assumiram Núbia Ferreira (presidente); Ana Lucília Guimarães (1ª vice-presidente); Lamonise Ribeiro (2ª vice-presidente); Flávia Mauad (secretária); Daniela Mesquita (tesoureira).

A diretoria leva o nome da ex-vereadora Lélia Inês Teixeira. Ativista dos direitos da mulher Lélia foi filiada durante vários anos ao PSDB e havia se transferido para o MDB pouco antes de morrer em 2016.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here