// Notícias



06/03/2017

LÍDER DO PSD MANIFESTA APOIO À LUTA DAS MULHERES POR MAIS PARTICIPAÇÃO NA POLÍTICA

Único parlamentar do sexo masculino presente no evento, o líder da bancada do PSD, deputado federal Marcos Montes (MG), manifestou seu apoio às participantes da audiência pública promovida pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher para discutir a “subrepresentação feminina na Câmara dos Deputados e o sistema eleitoral brasileiro”.

Realizada a partir de requerimento da colega de PSD e vice-presidente da comissão, Raquel Muniz (MG), a audiência “foi uma exposição da realizada atual e, ao mesmo tempo, da necessidade de mudanças urgentes” - segundo Marcos Montes.

Debates aconteceram após as palestras das convidadas - a advogada e professora de pós-graduação na Escola de Direito de Brasília, Maria Claudia Bucchianeri, a delegada de Mulheres de Montes Claros (MG), Karine Costa, a coronel Combatente do Corpo de Bombeiros de Roraima, Vanisia Santos, e a ex-ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Emília Fernandes.

As palestrantes defenderam a importância de se aumentar a participação feminina em todas as esferas de poder, lembrando que, apesar de representarem mais de metade da população brasileira, as mulheres ainda têm presença tímida tanto nos poderes de Estado como nas corporações militares e policiais.

Pra se ter uma ideia da situação, segundo dados compilados pela Inter-Parliamentary Union – uma associação dos legislativos nacionais de todo o mundo – no Brasil, pouco mais de 10% dos deputados federais são mulheres. O país ocupa o 154º lugar entre 193 países do ranking elaborado pela associação, à frente apenas de alguns países árabes, do Oriente Médio e de ilhas polinésias.

Nas fotos de Cláudio Basílio de Araújo/Liderança PSD, Marcos Montes aparece ladeado pela palestrante Maria Claudia Bucchianeri e a colega de bancada, Raquel Muniz; e ao microfone, manifestando apoio ao movimento.