// Notícias



28/09/2017

Marcos Montes defende cooperativismo brasileiro

Ex-presidente (2015/2016) e membro da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), o líder da bancada do PSD, deputado federal Marcos Montes, levou seu apoio à reunião promovida, em conjunto, pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e a Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop) na Câmara, dia 27/09. Em pauta, as propostas de interesse do cooperativismo – “um dos segmentos que mais contribuem com a economia brasileira”, de acordo com Marcos Montes.

Para ele, o cooperativismo é um instrumento importante de geração de emprego e renda, o que se torna ainda mais evidente em tempos de crise como a que acontece atualmente no Brasil.

Os presidentes da OCB, Márcio Lopes de Freitas, e da Frencoop, deputado federal Osmar Serraglio (PMDB/Paraná), lembraram que as cooperativas têm papel fundamental nas comunidades onde estão presentes, funcionando como porto-seguro para seus associados.

PLP 100/2011 – Entre os principais assuntos de interesse do cooperativismo em tramitação no Congresso Nacional está o Projeto de Lei Complementar (PLP) 100/2011, que permite às cooperativas de crédito administrar recursos de prefeituras e de outros entes públicos municipais.

O PLP 100/2011 está pronto para entrar na pauta do plenário da Câmara dos Deputados.

Outros pontos que estão mobilizando o cooperativismo em 2017 dizem respeito à reforma tributária (adequado tratamento tributário ao ato cooperativo), o PL 8.456/17 (desoneração da folha de pagamento); o PLS 245/2017 e o PL 4.732/2016 (descontos para cooperativas de eletrificação rural na compra de energia elétrica); o SCD 6/2016 (tratamento diferenciado para pequenas cooperativas nas exigências de segurança bancária) e PL 4860/2016 (Marco Regulatório do Transporte de Cargas).

*Marcos Montes é médico, está no terceiro mandato de deputado federal; é líder da bancada do Partido Social Democrático (PSD) na Câmara, fundador e presidente do partido em Uberaba; majoritário no Triângulo Mineiro; membro e ex-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA); ex-prefeito de Uberaba em duas gestões, e ex-secretário de Estado em Minas Gerais.

(Foto: Cláudio Basílio de Araújo/Liderança do PSD)