// Notícias



06/12/2018

MARCOS MONTES É PRÉ-CANDIDATO A VICE-GOVERNADOR DE MINAS COM ANTONIO ANASTASIA

Pré-candidato a governador de Minas Gerais, o senador Antonio Anastasia (PSDB) encerrou extensa agenda de compromissos em Uberaba, no Triângulo Mineiro, dia 11 de junho de 2018, segunda-feira, anunciando o nome do deputado federal Marcos Montes (PSD) para a vaga de vice.

“Peço a Uberaba, ao Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba que me cedam o deputado federal Marcos Montes para ser o pré-candidato a vice-governador” – disse Anastasia para centenas de pessoas que lotavam o Centro de Eventos da ABCZ – a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu. O público – que passou o dia acompanhando a agenda do senador, na expectativa de um anúncio, “explodiu” em aplausos.

O PSD foi o primeiro partido a manifestar apoio oficial à pré-candidatura do senador, e desde então, o nome do vice-líder da legenda na bancada da Câmara vinha sendo o mais citado nos bastidores, com repercussão extraoficial na imprensa.

Anastasia desembarcou em Uberaba logo cedo e participou de uma série de reuniões com partidos políticos, além de fazer uma visita de cortesia ao prefeito Paulo Piau (MDB) – aliado de Marcos Montes.

No gabinete da Prefeitura de Uberaba estava quase toda a equipe de primeiro escalão, numa demonstração explícita de apoio. Paulo Piau já havia, inclusive, marcado presença no lançamento da pré-candidatura do senador, em Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte, dia 14 de maio.

Naquela oportunidade, com uberabenses em peso presentes ao evento, Anastasia chegou ao local acompanhado por Marcos Montes – intensificando assim, os comentários de uma eventual dobradinha entre eles.

Ainda em Uberaba dia 11 de junho, o senador recebeu a Medalha Major Eustáquio – a principal honraria oferecida pela Câmara Municipal. Nascida de projeto de autoria do saudoso vereador Murilo Pacheco de Menezes, a medalha leva o nome do fundador da cidade.

Anastasia também esteve na sede da ABCZ, onde participou de reunião com o presidenciável tucano, Geraldo Alckmin. O último compromisso da agenda começou às 17h30, no Centro de Eventos, e varou noite adentro. Na plateia, prefeitos, vereadores, deputados, lideranças políticas, classistas e comunitárias de Uberaba, da região e de Minas, além das presenças nacionais.

(Foto: Marco Aurélio Ferreira Cury)

*******************************************************************************************

DA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

MARCOS MONTES

Deputado federal

2007/2010 - 2011/2014 - 2015/2018

Legenda

Partido Social Democrata (PSD)

Deputado federal Marcos Montes saiu das urnas em 2014 com uma vitória atribuída principalmente ao interior de Minas Gerais, com votações em todas as macrorregiões, e na condição de majoritário em dezenas de cidades.  É majoritário no Triângulo Mineiro, onde recebe votos em 100% das cidades da região.

Nascido em Sacramento dia 3 de agosto de 1949, ele é filho de Jurandir Cordeiro e Augusta Montes Cordeiro, e se mudou com os pais ainda criança para Uberaba. É casado com Marília Andrade, com quem tem duas filhas.

Marcos Montes é produtor rural, médico formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e foi professor da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Tem especialização em Medicina do Trabalho, Medicina Intensivista e Anestesiologia.

TRAJETÓRIA

Apaixonado por esportes, iniciou sua trajetória política como secretário Municipal de Esportes de Uberaba, e chegou ao comando da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Esportes de Minas Gerais.

Foi responsável pela mudança do bicampeão mundial de futebol, Djalma Santos, para Minas, quando o contratou para coordenar um programa em Uberaba – onde foi prefeito em duas gestões – e que chegou a ter, de uma só vez, mais de 4.000 crianças/adolescentes inscritas. O bicampeão morreu em 2013 vítima de pneumonia.

Marcos Montes se filou ao PFL em 1995, permanecendo na legenda quando esta foi transformada em DEM, e só mudando em 2011, para o então recém-criado Partido Social Democrático (PSD).

Liderou a bancada de deputados federais do PSD na gestão 2017. Atualmente é vice-líder da bancada.

Presidiu a Comissão Permanente de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados.

Membro efetivo do mais atuante colegiado do Congresso Nacional – a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) –, Marcos Montes foi eleito presidente para um mandato de dois anos (concluído dia 14 de fevereiro de 2017).

Apesar da importância do colegiado e da agropecuária para a economia brasileira, só no seu mandato de presidente,  após 14 anos de existência, a FPA recebeu um presidente da República em sua sede.

Marcos Montes é conhecido e respeitado pela firmeza nas suas ações e opiniões, e, ao mesmo tempo, pelo tom conciliador com que exerce todas as atividades que assume.

Entre outras atividades, foi titular da Comissão do Impeachment da Câmara.

Defensor do fortalecimento dos municípios, inclusive de mudanças na distribuição de tributos de forma a aumentar a participação dos municípios nos tributos que hoje estão centrados na União, Marcos Montes foi presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande; vice-presidente da Associação Mineira dos Municípios; fundador e presidente da Frente Mineira de Municípios, e coordenador da Frente Nacional de Prefeitos.

DESTAQUES EM 2017

Ele é o parlamentar que mais se destacou em 2016/2017 na defesa da agropecuária - segundo avaliação do júri especializado do Prêmio Congresso em Foco 2017.

Lista do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) indicou Marcos Montes entre os 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional - um dos nove de Minas Gerais, estado que tem uma bancada de 53 deputados federais e três senadores. Ao todo, o Congresso tem 594 integrantes, sendo 513 na Câmara e 81 no Senado.

ALGUMAS PROPOSIÇÕES TRANSFORMADAS EM LEI

Autoria: Lei 13.482/2017 sancionada pela Presidência da República em 2017 determina que o Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil divulgue, a cada três meses, os valores arrecadados por meio do Adicional ao Frete para Renovação da Marinha Mercante e a destinação de recursos ao Fundo de Marinha Mercante.

Autoria: Lei 12.441/2011 sancionada pela Presidência da República, que criou a empresa individual de responsabilidade limitada – a Eireli, que facilita a composição de uma empresa, sem a necessidade da “presença” de um sócio minoritário, muitas vezes chamado de “laranja”. Milhares de empresas foram criadas a partir da lei.

Co-autoria: Lei promulgada pelo Congresso Nacional, de uma das emendas constitucionais mais aguardadas do meio artístico: a chamada PEC da Música, que concede isenção fiscal para a produção de CDs e DVDs.

ALGUNS PROJETOS EM TRAMITAÇÃO

Aprovado pela Câmara, seguiu para o Senado o projeto de lei 5.439/2013, que prioriza o uso dos recursos apreendidos no tráfico de drogas para os programas de tratamento e recuperação de dependentes químicos.

Em tramitação na Câmara, projeto de lei 9.721/2018 quer garantir que os prefeitos brasileiros não precisem pagar pela realização de infraestrutura municipal nas faixas de domínio das concessionárias de rodovias.

Em tramitação na Câmara projeto de lei 7.118, de 2010 agrava a punição para assassino de mulher que esteja sob proteção da lei

Em tramitação na Câmara projeto de lei que aumenta a pena se a violência ou ameaça é exercida com emprego de arma de uso restrito, dinamite ou explosivo em roubos.

Em tramitação na Câmara projeto de lei 8404/2017 que intensifica a punição para quem matar policiais.

ALGUMAS CONDECORAÇÕES

*Medalha Ordem do Mérito Legislativo do Estado de Minas Gerais, Assembleia Legislativa de Minas Gerais 

*Medalha da Inconfidência do Estado de Minas Gerais, pelo governo de Minas

*Grande Colar do Mérito Legislativo, Câmara Municipal de Belo Horizonte 

* Mérito Especial ABCZ 2014, durante a 80ª ExpoZebu, pela atuação em defesa da agropecuária nacional

*Homenagem especial da Igreja Evangélica

*Mérito do Tiro de Guerra

*Diploma Destaque Nacional – Instituto Ambiental Biosfera e Instituto Brasileiro de Estudos Especializados, recebido em Caldas da Rainha, Portugal 

*Prêmio Integración Latino Americano – Câmara Internacional de Pesquisas e Integração Social, recebido em Curitiba, PR 

*Comenda da Ordem Municipal do Mérito Augusto César, Grau de Comendador, Câmara Municipal de Uberlândia 

*Medalha da Láurea Cruz do Combate de Santa Luzia, Prefeitura Municipal de Santa Luzia

*Medalha Zumbi dos Palmares, Prefeitura Municipal de Uberaba 

*Medalha Major Eustáquio, Câmara Municipal de Uberaba 

*Comenda da Ordem do Mérito Legislativo da Câmara Municipal de Sacramento 

*Diploma de Colaborador Emérito do Exército Brasileiro, Brasília

*Títulos de Cidadania de dezenas de cidades mineiras 

*Diploma de Colaborador Emérito da Polícia Militar de Minas Gerais, Belo Horizonte

TRANSPARÊNCIA

Marcos Montes faz questão de criar e manter o máximo possível de espaços democráticos, de forma que possa prestar contas de seu mandato, e ouvir a população.  Site: www.deputadomarcosmontes.com.br

Facebook: www.facebook.com/deputadomarcosmontes

Twitter: twitter.com/depmarcosmontes

Instagram: depmarcosmontes