// Palavra do Deputado

17/12/2017

CONQUISTAS - Mais 500 famílias beneficiadas com a casa própria e justiça para os lotéricos

Sonho da casa própria - Abro a coluna hoje, cumprimentando os uberabenses por mais uma grande conquista, e a administração municipal por ter se empenhado para que esta conquista se viabilizasse. A entrega de unidades habitacionais para 500 famílias do novo bairro Isabel do Nascimento é, sem sombra de dúvida, um momento especial, seja pelo impacto da realização de um sonho das famílias, seja pela superação das dificuldades econômicas nacionais.

Casas lotéricas - Foi uma luta de vários anos, com muitos altos e baixos, mas finalmente podemos comemorar a aprovação do projeto 7.306/17, que determina a revisão anual da remuneração dos permissionários lotéricos. Tive a honra de participar desta luta, e de ter na bancada que lidero na Câmara, o autor da matéria – o colega deputado Goulart.

Consequências - Aprovado por unanimidade no plenário da Câmara, o projeto vai agora ao Senado, onde, com certeza, será confirmado. Vale lembrar que cerca de  500 casas lotéricas já declararam falência no Brasil e foram fechadas em decorrência da crise, pois não recebem o que merecem pelos serviços que prestam aos brasileiros.

Justiça seja feita – Com a aprovação do projeto, a Caixa Econômica Federal terá que dispensar o devido respeito a esta gente batalhadora, realizando uma remuneração mais adequada – ainda que não a ideal. Pra lembrar: as casas lotéricas não restringem seus serviços ao recebimento de faturas e jogos lotéricos.

Abrangência - Entre outras ações, as lotéricas fazem saques de dinheiro de contas da Caixa, tanto conta corrente como em poupança; do benefício Bolsa Família; do INSS recebido pela Caixa; do Seguro desemprego; do PIS e até do FGTS. Parabéns a todos os lotéricos pela vitória.

Pesquisas - Participei em Campinas, SP, de um evento da maior importância para a ciência e pesquisas brasileiras. A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa - deu mais um salto de qualidade na sua missão de contribuir com o governo e com a iniciativa privada na busca de melhorias para o campo.

Embrapa Territorial - As três unidades da instituição, em Campinas, voltadas para pesquisas e inovações com foco no uso e ocupação de terras foram unificadas. Embrapa Territorial surge, assim, fortalecida e preparada para melhorar o monitoramento e gestão destes programas. Agora estão juntos, o Grupo de Inteligência Territorial Estratégica, a Embrapa Gestão Territorial e a Embrapa Monitoramento por Satélite. O evento reuniu entre outros, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, e o presidente da Embrapa, o mineiro Maurício Lopes.

Agradecimento – Encerro a coluna agradecendo à família Instituto Santo Eduardo, em Uberaba, através da irmã Célia Melo, diretora da instituição, pelo carinho com que fui recepcionado durante visita feita sexta-feira. Graças a Deus consegui a ajuda de alguns empresários para que o instituto solucionasse uma série de problemas detectados pelo Corpo de Bombeiros. Os apoiadores, que pediram para permanecer no anonimato, patrocinaram obras de adequações e de melhorias no prédio.

Um abraço e até a semana que vem.

*Deputado federal majoritário no Triângulo Mineiro e em várias cidades de outras regiões do Estado, Marcos Montes é médico, está no terceiro mandato na Câmara; é líder do Partido Social Democrático (PSD) – a 5ª maior bancada, com 38 parlamentares; fundador e presidente do partido em Uberaba; é membro e ex-presidente (2015/2016) da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA); ex-prefeito de Uberaba em duas gestões, e ex-secretário de Estado de Desenvolvimento Social e de Esportes em Minas Gerais

IMAGENS

(Fotos: Marco Aurélio Ferreira Cury)

CONQUISTA - Entrega das casas para as 500 famílias do bairro Isabel do Nascimento foi acompanhada pelo deputado federal majoritário em Uberaba, Marcos Montes; o companheiro de PSD, vice-prefeito João Ripposati; o ministro das Cidades, Alexandre Baldy; o prefeito Paulo Piau; e o presidente da Companhia Habitacional do Vale do Rio Grande (Cohagra), Marcos Jammal

AGITOS - Instituto Santo Eduardo, que desde 1920 atende a meninas entre dois e 12 anos de idade em Uberaba, oferecendo, inclusive, ensino infantil, ficou agitado na manhã de sexta-feira, 15/12, com a presença do deputado Marcos Montes. Com direito a apresentação musical, entrega de cartão, e muitas fotos, a criançada agradeceu o apoio do parlamentar para que a entidade passasse pelas obras exigidas pelo Corpo de Bombeiros para adequações de segurança